REVISTA CONSCIENCIA SOCIAL Analise e opiniões sobre questões sociais, filosofia e o mundo das noticias. Uma perspectiva social da politica, da economia e da cultura.

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Palestras e Entrevistas. Pessoas e Assuntos que merecem atenção 
Perspectivas. A teoria da Complexidade  
Sustentabilidade. O planejamento sustentável... é mesmo sustentável 
A concentração midiática brasileira e a desejada reforma 
A Hipótese do Agenda Setting: Estudos e Perspectivas 




Entrevista: Eric Hobsbawm 
A cultura da organização e seus efeitos na saude 
Serviço Social e o processo de transformação 
O Panóptico [Foucault] 
O Futuro de uma Ilusão [Freud] 




Mais democracia, menos mercado [Habermas] 
Entrevista: Jacques Derrida 
O aporte de Thomas Kuhn 
A Dimensão Simbólica dos Meios de Comunicação 
Entrevista: José Paulo Netto 




Cultura e Democracia 
O perfil político dos brasileiros 
Racionalidade pelo Privilégio: uma troca socialmente saudavel 
Competir ou Concorrer ?  
Queremos ser normais ou bem comportados ?  
Política Social e Desigualdade: Alem do PIB  
Democracia ou Religião ? Diferentes sim, Desiguais não  
O lugar da ciência econômica  
Da utopia digital ao choque social  
Parceria Transpacífica: mais uma armadilha norteamericana 
A insurgência política abala a Europa  
Financial Times: a extrema-esquerda está certa  
Você acha que o mundo esta superpovoado? 
Psicologia. Psicanálise e psicologia cognitiva 
Cidadania. A volta das revoluções 
Humor Social 
Cinema recomendado 




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Porque escolher antropologia epistemologia academico universidade Vinda do verbo latino colere, na origem cultura significa o cultivo, o cuidado. antropologia epistemologia academico universidade Inicialmente, era o cultivo e o cuidado com a terra, donde agricultura, com as crianças, donde puericultura, e com os deuses e o sagrado, donde culto.antropologia epistemologia academico universidade Como cultivo, a cultura era concebida como uma ação que conduz à plena realização das potencialidades de alguma coisa ou de alguém; era fazer brotar, frutificar, florescer e cobrir de benefícios.antropologia epistemologia academico universidade No correr da história do ocidente, esse sentido foi-se perdendo até que, no século XVIII , com a Filosofia da Ilustração, a palavra cultura ressurge, mas como sinônimo de um outro conceito, torna-se sinônimo de civilização.antropologia epistemologia academico universidade Sabemos que civilização deriva-se de idéia de vida civil, portanto, de vida política e de regime político.antropologia epistemologia academico universidade Com o Iluminismo, a cultura é o padrão ou o critério que mede o grau de civilização de uma sociedade.antropologia epistemologia academico universidade Assim, a cultura passa a ser encarada como um conjunto de práticas (artes, ciências, técnicas, filosofia, os ofícios) que permite avaliar e hierarquizar o valor dos regimes políticos, segundo um critério de evolução.antropologia epistemologia academico universidade No conceito de cultura introduz-se a idéia de tempo, mas de um tempo muito preciso, isto é, contínuo, linear e evolutivo, de tal modo que, pouco a pouco, cultura torna-se sinônimo de progresso.antropologia epistemologia academico universidade Avalia-se o progresso de uma civilização pela sua cultura e avalia-se a cultura pelo progresso que traz a uma civilização.antropologia epistemologia academico universidade antropologia epistemologia academico universidade antropologia epistemologia academico universidade antropologia epistemologia academico universidade

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antropologia epistemologia academico universidade Tornou-se cada vez mais evidente que um modelo de desenvolvimento baseado apenas no desenvolvimento econômico é incompleto.antropologia epistemologia academico universidade Uma sociedade que deixa de assegurar as necessidades básicas, de equipar os cidadãos para que possam melhorar sua qualidade de vida, que gera a erosão do meio ambiente e limita as oportunidades de seus cidadãos não é um caso de sucesso.antropologia epistemologia academico universidade O crescimento econômico sem progresso social resulta em falta de inclusão, descontentamento e instabilidade social.antropologia epistemologia academico universidade Na análise dos autores, entre os países dos Brics, o Brasil apresenta o perfil de progresso social mais forte e equilibrado.antropologia epistemologia academico universidade Um segundo eixo de análise que essa pesquisa permite é em termos da repartição dos recursos.antropologia epistemologia academico universidade Constata-se uma forte correlação entre o aumento do PIB e a melhoria na área das necessidades básicas (no caso, “Nutrição”, “Água e Saneamento”, “Habitação” e “Segurança”), mas apenas para os mais pobres.antropologia epistemologia academico universidade As necessidades humanas básicas melhoram rapidamente quando o PIB per capita aumenta, nos níveis baixos de renda, mas depois [a tendência] se torna mais horizontal à medida que a renda continua a aumentar.antropologia epistemologia academico universidade Para nós, isso é muito importante, pois mostra que o aumento de renda nos estratos mais pobres melhora radicalmente o progresso social em geral.antropologia epistemologia academico universidade Em outras palavras, o dinheiro que vai para a base da sociedade é muito mais produtivo em relação aos resultados para a sociedade, o que bate plenamente com as pesquisas do Ipea sobre a produtividade dos recursos.antropologia epistemologia academico universidade Estamos aqui no centro do problema da baixa produtividade econômica gerada pela concentração de renda, confirmando os efeitos multiplicadores que geram a redistribuição, inclusive para o próprio PIB.antropologia epistemologia academico universidade Isso nos leva de volta ao principal desafio: avançar na redução da desigualdade. antropologia epistemologia academico universidade Esta continua crescendo no mundo e está atingindo limites insustentáveis.antropologia epistemologia academico universidade É a razão do imenso sucesso do livro de Thomas Piketty, O capital no século XXI.antropologia epistemologia academico universidade A desigualdade foi tema central do último Fórum Econômico Mundial.antropologia epistemologia academico universidade Grande impacto gerou também o relatório da Oxfam, Working for the few, que com cifras insuspeitas do Crédit Suisse, que gerencia fortunas e sabe do que fala, constata que 85 pessoas acumularam mais riqueza do que a metade mais pobre da população mundial.antropologia epistemologia academico universidade Piketty é claro: “A experiência histórica indica que desigualdades de fortuna tão desmesuradas não têm grande coisa a ver com o espírito empreendedor e não têm nenhuma utilidade para o crescimento”.antropologia epistemologia academico universidade Moral da história? O avanço social, a redução das desigualdades e a sustentabilidade ambiental não constituem entraves, e sim condição do desenvolvimento em geral. No nosso caso, ao mesmo tempo que se constatam avanços impressionantes, temos um imenso caminho pela frente. Dizer que a dinamização do desenvolvimento pela inclusão se esgotou é bobagem. Estamos no caminho certo, mas o processo precisa de um sólido impulso.

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antropologia epistemologia academico universidade Encontre aqui antropologia epistemologia academico universidade artigos. encontrara toda a informação sobre antropologia epistemologia academico universidade Politica, Economia mundial e diversos âmbitos culturais com uma analise independente antropologia epistemologia academico universidade . A analise macroeconomica tambme considera fatores que afetam o nivel de crecimento e de ingresso a longo prazo. Tais fatores incluem a acumulação de capital, mudanças tecnologicas e o crecimento da força de trabalho. antropologia epistemologia academico universidade O estudo dos fatores economicos que explicam o crecimento, isto é o incremento no ingresso per capita de um pais ao longo do tempo. antropologia epistemologia academico universidade . Os mesmos fatores são utilizados para explicar diferenças nos niveis de ingresso per capita entre paises, em particular porque alguns paises crescem mais rápido, e outros se mantem dentro de um mesmo patamar de crescimento. antropologia epistemologia academico universidade . Muitos destes fatores estudados incluem a taxa de investimento, o crescimento populacional e os avanços tecnologicos. antropologia epistemologia academico universidade . Estes fagtores são representados em forma teorica e empirica (assim como nos modelos de crescimento endogeno neoclassicos). antropologia epistemologia academico universidade . Os estudos economicos apos a grande depressão impulsaram a macroeconomia com ouma disciplina e campo de estudo independente. antropologia epistemologia academico universidade . Nos anos 30, John Maynard Keynes publicou um livro chamado -A Teoria Geral do Emprego, Juros e Moeda- definindo as teorias chaves da economia Keynesiana. Keynes formulava que a demanda agregada de bens poderia ser insuficiente em tempos de economia em baixa, conduzindo para niveis de desemprego desnecessariamente altos, e a consecuente perda da capacidade de produção. antropologia epistemologia academico universidade . Por isso propunha uma ativa politica de resposta por parte do setor publico, incluindo ações de politica monetaria atraves do banco central, junto a uma politica fiscal direcionada para establizar a produção ao longo dos ciclos de negocio. antropologia epistemologia academico universidade . Assim, uma dasd conclussões principais dos economistas keynesianos é que em certas situações no existe um mecanismo automatico que movimente a produção e o emprego para nives satisfatorios. O modelo de John Hicks tem sido a interpretação mais influente na Teoria Geral. antropologia epistemologia academico universidade . Ao longo dos anos, a compreensão do ciclo de negocio tem se dispersado em varias escolas, vinculadas ou em oposição ao keynesianismo. A sintese neoclassica se refere a reconciliação da economia keynesiana com a neoclássica, afirmando que o keynesianismo está correto no curto prazo, e a neoclássica no longo prazo. antropologia epistemologia academico universidade . A nova escola classica critica a visão keynesianista do ciclo de negocio. antropologia epistemologia academico universidade . Isto envolve a hipotese de ingresso permanente de Friedman com respeito ao consumo, a revolução das expectativas racionais apresentadas por Robert Lucas, e a teoria do ciclo de negocio real. antropologia epistemologia academico universidade . Em contraste, a nova escola keynesianista, mesmo com a mesma visão sobre as expectativas racionais, reconhece uma variedade de falhas no mercado. Em particular, os novos keynesianistas acham que os preços e salarios não se ajustam instantaneamente às mudanças das condições economicas. antropologia epistemologia academico universidade . Assim, os novos classicos acham que preços e salarios se ajustam automaticamente em direção ao pleno emprego, algo que os keynesianistas dizem ocorre somente a longo prazo, e por isso o governo e o banco central deveriam comandar as politicas necessarias para este cenario, pois o longo prazo pode ser realmente muito longo. antropologia epistemologia academico universidade . antropologia epistemologia academico universidade Como meio de intercambio, o dinheiro facilita o comercio. Ele é essencialmente uma medida de valor e, mais importante ainda, uma forma de estocar valor que por sua vez viabiliza a criação do credito. antropologia epistemologia academico universidade

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